Obras Sociais


CENFOSOCIAL  A arte da Dança

 
Vila Brasília, duas vezes por semana acontece aulas de dança de salão. É moderno, é divertido, é terapêutico. Pois então, Ir. Dina, por indicação médica devido a fibromialgia, está fazendo este exercício e recomenda para todas. Não há melhor meio de “desenferrujar”. O professor auxilia no tratamento e no conhecimento dos passos. Como dizem os gaúchos: “É trilegal”. A aplicada aluna em breve poderá ser chamada de “pé de xote”!

 Festa de Integração Social e Religiosa


CENFOSOCIAL preparado para receber as crianças
Comunidade Scalabriniana Humilitas, Vila Brasília –Aparecida de Goiânia realizou atividades de lazer e alegria, no dia 29 de julho, com as crianças e adolescentes da catequese, assessoradas pelas catequistas da Paróquia Nossa Senhora da Guia. O CENFOSOCIAL se tornou mais conhecido, e podendo ser  frequentado por mais grupos da  comunidade. Obrigada pela presença e confraternização.

salão interno
area  externa do Centro.
  







O CENTRO  SCALABRINIANO  DE PROMOÇÃO E APOIO AO MIGRANTE , recebeu no dia 01 de junho, dia do bem-aventurado João  Batista  Scalabrini, a nomeação  de   Diretora a  Irmã Terezinha  Morandi, nomeada pela Superiora  Provincial  Irmã Glória Dal Pozzo, a qual assumindo este  serviço fará acontecer atividades  promocionais  ao povo e migrantes dos bairro  Jardim  das Oliveiras  e circunvizinhos  deste município de Várzea Grande.

A Irmã Terezinha e  a noviça  Èrica Ortiz, estão dando prosseguimento as atividades  desta Instituição Social  e  desde junho  de 2012, estão comprometidas com a seguinte programação:
 Ø  Visitas e contatos com as lideranças  da comunidade São Francisco
Ø  Visitas famílias em situação de vulnerabilidade  nos bairros são João,  Jardim das Oliveiras e Ipanema.
Ø  Reunião com o grupo da comunidade  refletindo sobre a campanha  da fraternidade ano 2012-Saúde  direito de todos
Ø  Em parceria com a Equipe do PETI realizaram a festa das mães das crianças  e adolescentes que participam do programa
Ø  Retomaram as atividades do atendimento aos idosos e diabéticos  hipertensos, em parceria com a secretaria Municipal  de saúde,
Ø  O espaço do CESPAM – acontecem  atividades  de:  promoção beneficente  a  fins de atender a    as necessidades de doentes da comunidade,para festas de aniversário e  de  integração familiar e  comunitária.
Ø  Nas terças feiras  desenvolve atendimentos e  atividades  da justiça comunitária  em Parceria com o Fórum Municipal de Várzea Grande.-MT


Agradecemos como Província, a disponibilidade de Irmã Terezinha  e seu compromisso de formar equipes  de trabalho, e,  suplicamos que Deus a abençoe e a oriente em todas as atividades  inerentes  a este serviço.

                                               Irmã Glória Dal Pozzo   e equipe do Governo Provincial.
 
AÇÃO DE FRATERNIDADE

 oCentro Scalabriniano de Promoção e Apoio ao Migrante – CESPAM, desenvolveu atividades sócio-culturais e solidárias junto as Crianças e famílias de migrantes, moradores, do Bairro Jardim das Oliveiras, em Várzea Grande. No dia 22 de dezembro, foram distribuídas 190 cestas básicas de alimentos para os moradores do bairro São Francisco, no CESPAM, com a presença das Ir. Rosane Costa Rosa, Missionária Scalabriniana, em parceria com  a  assistência Social e CRASS  do município.

 CESPAM
CESPAM
 Jardim das Oliveiras - VárzeaGrande
Centro Scalabriniano de Promoção e Apoio ao Migrante
Objetivos
 Integrar;- Sensibilizar;- conscientizar;- refletir através de um trabalho organizado sobre a realidade Oportunizar e proporcionar meios de geração de renda familiar; - Cursos profissionalizantes;- Dinamizar iniciativas sócios-culturais e cidadania;
Metodologia -Participação,- Exercer a cidadania,- Direitos humanos,- Formação consciência crítica,- Cursos, palestras, pesquisas,-Alternativas de geração de renda familiar,- Encontros comunitários, Lazer,- Oficinas,- Participação no processo de torna protagonista de sua história.
 Oficinas ;- meio ambiente;- Palestras: - Previdência Social,- Direitos do consumidor,- Portadores de deficiência,- Idosos , mulheres e seus direitos,- Legalização dos Terrenos;- Cursos de artesanatos, - Corte e Costuras, Culinária,- Teatro, coreografia,- Geração de renda familiar,- Programa Erradicação Trabalho Infantil.


Centro Scalabriniano de Promoção e Assistência ao Migrante
Coleta  Seletiva


Dia 29 de Junho aconteceu nos Cespam um encontro com representantes do Bairro Jardim das Oliveiras com a presença da Secretaria Municipal do Meio Ambiente para  continuar a discussão sobre  a implantação da Coleta Seletiva.Participaram 19 pessoas da comunidade em vista da  atividade sócio educativa ao meio ambiente.
Coordenada por Ir. Rosane Costa Rosa e Ir. Orila Maria Travessini, mscs e Jairo Natal Dorneles- Representante da Secretaria Municipal do meio Ambinete de Várzea Grande- SEMMA.