Vocacional


A Espiritualidade Scalabriniana

Durante os dias 06 a 08 de setembro de 2016, esteve conosco a Irmã Analita Candaten e desenvolveu o tema a Espiritualidade Scalabriniana onde tivemos a oportunidade de conhecer com mais detalhes a Espiritualidade da Congregação ao qual pertencemos.
O tema foi desenvolvido em três capítulos os quais são: Irmãs MSCS – Herdeiras do carisma Scalabriniana; Traditio Scalabriniana e Elementos da Espiritualidade Scalabriniana. Refletimos este tema a partir da Perspectiva Cristã na experiência do Êxodo do povo a caminho, que sofre, luta, mas que está sempre acompanhado por Deus, pois Deus é fiel e não abandona o seu povo.
Vimos também alguns elementos da Traditio que pede para voltar às fontes tendo sempre presente que o nosso único tesouro é Jesus Cristo, Estudando a Espiritualidade Scalabriniana compreendemos melhor o brasão Episcopal de Scalabrini e o significado de contemplação e ação. Os conhecimentos que adquirimos nos dão a base para sustentar e fundamentar a razão de ser do nosso carisma e sua importância no mundo.
A espiritualidade Scalabriniana nos faz caminhar na esperança assim como caminhou o povo Hebreu que por 40 anos esteve a caminho à terra prometida e nos interpela a viver a acolhida, a diversidade de culturas e a provisoriedade.
Nestes três dias tivemos uma experiência enriquecedora muito significativa para nós que estamos iniciando esta caminhada de seguimento e serviço ao Senhor e aos irmãos migrantes na radicalidade, essa experiência nos ajudará a fortalecer o espírito de seguidoras e discípulas de Cristo peregrino.
Nossa gratidão a congregação e as irmãs pelo tempo dedicado para nossa formação, em unidade e preces.
             Noviças: Angra, Diana, Goreth, Johanna, Liz, Nidia, Vitorinha e Zulema.




 Semana Missionária Vocacional

Nos dias 21 a 30 de agosto de 2015, a Paróquia Bom Pastor de Caldas Novas, Diocese de Ipameri/Goiás, realizou a Semana Missionária Vocacional, organizada pela Equipe de Pastoral Vocacional Paroquial - EVP.
Contribuíram nas atividades desta semana as Irmãs Missionárias Scalabrinianas com a participação da Animadora Vocacional da Província Maria, Mãe dos Migrantes, Ir. Arceolídia da Silva, o responsável da formação e animador vocacional dos missionários da Sagrada Família com os aspirantes.
As atividades da semana missionária vocacional consistiram em: visita e reflexão com as comunidades referente ao tema da Cultura Vocacional, sendo esta a prioridade da Diocese de Ipameri/GO; encontro e reflexão com os catequistas e catequizados de todas as etapas; encontro com os jovens da juventude missionária, visita e reflexão aos internos da casa de recuperação dos dependentes químicos, adoração ao Santíssimo Sacramento e reflexão sobre a temática da vocação com os jovens da cidade; divulgação dos Carismas das Congregações e testemunho vocacional.
Queremos destacar as visitas a seis escolas, estaduais e municipais, e estudantes do CEJA (Centro de Educação de Jovens e Adultos), atingindo o ensino médio, fundamental e adulto, num total de aproximadamente quatro mil alunos.
As direções das escolas e a maioria dos professores permaneceram em sala de aula, acompanhando e participando das reflexões, acolheram com grande expectativa a equipe e disseram manter as portas abertas a fim de que a mesma retorne sempre que possível para um momento oportuno e assim importante e necessário a todos, sendo que no quotidiano, poucas pessoas dedicam o tempo para o cultivo da fé.
No encerramento das atividades da semana missionária vocacional, as Irmãs Ana Maria Delazeri e Arceolidia Silva Souza, participaram da Jornada Diocesana com a Juventude, e a noite houve a celebração do Jubileu de Ouro da Ir. Elisa Ferreira da Congregação das Dominicanas da Beata Imelda e a Celebração do Ano da Vida Consagrada, seguida de confraternização entre as/os missionárias/os.
Na avaliação da equipe, o trabalho foi valido, atingiu os objetivos propostos, contribuiu para o crescimento pessoal, a semente foi lançada nos corações e com o passar do tempo os frutos virão; o conteúdo e a metodologia utilizada foram próprios e adequados para cada realidade; a integração e interatividade da equipe missionária com as direções das escolas, comunidades e Catequizandos foi significativa.
Para os seminaristas que fizeram sua primeira experiência missionária, ressaltou-se que a participação nesta semana foi um grande aprendizado para a vida. Ir.Arceolidia Silva de Souza, mscs e Ir. Ana Maria Delazeri, mscs



SEMANA VOCACIONAL MISSIONÁRIA - NOVA SERRANA/MG



Aconteceu nos dias 14 a 21 de junho de 2015 na Paróquia São Geraldo Magela em Nova Serrana /MG, a missão vocacional da família Scalabriniana com presença de 9 pessoas, entre: Padres, Irmãs e Leiga Secular. 
Sinto-me feliz fazendo parte da família Scalabriniana, reconheço o dom e a graça de Deus, fomos chamados e interpelados a despertar, chamar, acompanhar, cultivar as vocações de adolescentes, jovens e adultos ao serviço do Reino de Deus e a VRC Scalabriniana.
 
Sair da nossa realidade, nos faz ver o novo, na dinamicidade do Cristo Peregrino, “sair” missão - sem fronteira geográfica. Tive esta oportunidade de conhecer outra realidade do Brasil, porque não, da migração de brasileiros, migrantes que saem de sua terra de origem e levam consigo: fé, cultura e esperança de uma vida melhor.
Entre tantas missões que eu já participei esta fez a diferença. As “escolas” tem o objetivo de levar aos adolescentes e jovens a reflexão sobre o sentido da vida e as escolhas profissional e vocacional.  Por tanto, requer uma capacidade e facilidade de integração interação, dinamicidade e criatividade, fomos a cinco escolas de ensino médio e nas últimas turmas do ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos-EJA.

Em cada uma das escolas, tivemos a capacidade de organizar à temática antes de entrar na sala de aula ou em outros ambientes. Foi uma riqueza e desafio na modalidade de interação com os grupos encontrados, devido à diversidade de turmas e idades. Não tivemos conteúdos em mãos, apenas a nossa capacidade de assimilar a dinâmica oportuna para cada momento.

Esse tempo de missão foi um aprendizado e ao mesmo tempo uma oportunidade de levar aos jovens a reflexão do mundo atual: cultura midiática, relativismo, liberdade, fé, sacramento, entre outros; conforme a percepção da vivência do individual dos adolescentes/jovens o mundo de ilusão /real e o efêmero.

Foi uma experiência significativa e também uma necessidade de buscar participar da vida juvenil, ler atualizar-se e aprofundar temas importantes na formação humana e cristã.


Minha gratidão a todas as irmãs da Província Maria Mãe dos Migrantes na pessoa da Ir. Glória Dal Pozzo e da Ir. Zenaide Ziliotto, Superiora Provincial e Conselho, que me indicaram para assumir a Animação Vocacional na Província. À minha comunidade, a Ir. Nair Dametto, que também contribui apoiando nas atividades em nossa realidade de missão; também agradeço a equipe de Animadores Vocacionais Scalabrinianos das Provinciais do Brasil. Ir. Arceolídia S. de Souza, mscs, Animadora vocacional-Pmmm.

MISSÃO: LANÇAI AS REDES

No inicio da semana tivemos a calorosa acolhida, abertura e envio missionário feito pelos sacerdotes e povo da comunidade e da Paróquia Nossa Senhora da Piedade.  Ao amanhecer de cada dia, a equipe se encontrava para a oração de abertura das atividades missionárias e café da manhã comunitário. Durante o dia, era o momento de ser igreja em saída, os missionários seguiam em dupla, visitávamos as famílias e entidade beneficentes.   Á noite, junto do povo celebrávamos nas casas e nos templos. Durante a semana missionária, através da escuta atenta, acolhida, orações, reflexões da Palavra e Bênçãos, muitas foram as alegrias e manifestações da graça do Senhor que transformou a vida dos missionários e das pessoas e famílias visitadas nos bairros e nas comunidades da periferia da cidade, sendo: Santa Maria I e II, Boa Vista, Sol Nascente e Setor Aeroporto, além das comunidades rurais: Firmeza, Montes Claros, Ubatã e Buritizinho.
Foram realizados dois encontros com a juventude, dedicando muita animação, momentos de reflexão, testemunho vocacional, convivência, partilha, distribuição de material vocacional e Adoração ao Santíssimo Sacramento com benção.
Diariamente tínhamos uma participação na rádio, que abriu espaço aos missionários que tiveram a oportunidade de provocar a reflexão e deixar a mensagem de Deus na Oração Anjo do Senhor.
Na mensagem durante a Celebração Eucarística de Encerramento da Semana Missionária, refletiu-se e ao mesmo tempo lançou-se o desafio à comunidade local para a necessidade de cuidar e cultivar a semente que foi lançada á terra para que esta possa produzir os devidos frutos.
No dia 28, o Serviço de Animação Vocacional da Diocese de Ipameri-GO, realizou um grande mutirão missionário. Participaram sacerdote e seminaristas da Igreja Irmã – Arquidiocese de Botucatu/SP, as religiosas consagradas, postulantes de sete Congregações: Dominicanas do Santo Rosário, Catequistas de Nossa Senhora da Visitação, Dominicanas da Beata Imelda, Franciscanas Adoradoras da Santa Cruz, Missionárias de São Carlos Borromeo Scalabrinianas, Franciscanas dos Pobres e Dominicanas do Santíssimo Sacramento, sacerdotes, diácono transitório, seminaristas, vocacionados e missionários leigos da Diocese de Ipameri-GO, em torno de oitenta pessoas percorrendo as ruas e comunidades de Orizona/GO e região, além das tantas outras pessoas que estavam nos bastidores, favorecendo o suporte necessário para o bom êxito da missão. Ir. Ana Maria Delazeri-mscs

            
“SOBRE NÓS, VENHA, SENHOR, A VOSSA GRAÇA DA MESMA FORMA QUE EM VÓS NÓS ESPERAMOS” Sl 34

 Em 11 de fevereiro de 1984, Festa de Nossa de Lourdes, na cidade de Passo Fundo – Rio Grande do Sul, na presença das amigas de caminhada, de familiares, parentes, amigos e Irmãs Missionárias Scalabrinianas, após cinco anos de formação, sendo dois no aspirantado, dez meses de postulantado e quase dois anos de Noviciado, fui admitida na Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo Scalabrinianas.
A força motivadora fundamenta-se quotidianamente no “seguimento a Jesus Cristo Peregrino  onde quer que for, para mais intimamente conhecê-lo, amá-Lo e servi-Lo. Seus ensinamentos, seus sacramentos e sua oração nos impulsiona a viver em comunhão para o testemunho que o mundo necessita a fim de que todos possam crer na sua presença, no seu infinito amor e misericórdia. Desde  o estagio no período do Noviciado até hoje, fui  enviada pela Congregação para viver  a consagração-missão: em Cascavel /PR,  Campo Grande / MS  e  Balsas/MA por duas vezes, Roma-Itália,  Goiânia/ GO,  Dourados/MS. Atualmente, encontro-me em Caldas Novas/GO  na  Paróquia Bom Pastor – Diocese de Ipameri, dedicando-me  ao cultivo da vocação, à  formação de lideranças, acompanhando a pastoral dos migrantes e leigos Scalabrinianos, na coordenação do Núcleo da Vida Consagrada, na assessoria às Comunidades Eclesiais de Base - CEBs, nas visitas aos migrantes, ás famílias e doentes, sendo presença junto às juventudes, acompanhando e orientando a caminhada catequética, coordenando a Animação Vocacional na paróquia e participando do SAV Diocesano, entre outras ações e iniciativas. 
Com alegria, sempre me coloquei em atitude de abertura, acolhida e disposição para as necessidades e solicitações de minhas superioras, assumindo com disposição, abertura, criatividade e fidelidade, as atribuições que me foram designadas em nome da Igreja e da Congregação vivendo em comunhão e na corresponsabilidade dedicando-me ao serviço da missão e do anuncio do evangelho a todas as nações conforme nos insere a dimensão batismal.  Não obstante os limites humanos e pessoais, afirmo ter sido constantemente agraciada pelo Senhor, a quem louvo e bendigo eternamente sentindo-me agradecida em seu infinito amor e misericórdia. Gratidão também à minha família onde recebi o fundamento da fé e alegria por tudo o que o Senhor realiza em nosso favor. Sou agradecida à Congregação e à Igreja que me acolheu, acreditou e possibilitou a caminhada vocacional.
Neste ano dedicado á Vida Religiosa Consagrada posso dizer que nestes quase 32 anos de Consagração a Deus a serviço do Reino, sinto-me feliz e realizada, empenhando-me na vivencia autentica e alegre da Consagração missão no seguimento a Jesus Peregrino do Pai na pessoa do migrante.  Percebo que a alegria a qual nos convoca o Papa Francisco é uma das características e um grande DOM do Senhor presente desde a concepção e que permanece  como   Graça  continua  em  meu ser e me acompanha em todos os passos e em  cada momento da minha vida consagrada missionária.  Rendo graças a Deus pelo dom da vida consagrada com memória agradecida do passado e disponho-me a viver o presente com paixão no testemunho profético e a abraçar o futuro com esperança, confiando no Senhor, ao qual ofereço minha vida, evangelizando a própria vocação e testemunhando ao mundo a beleza do seguimento de Cristo.

O presente-futuro só a Deus pertence. Ele quem sabe da minha trajetória de vida. Acredito que o importante é viver intensamente cada fração de segundo que Deus na sua infinita misericórdia e bondade me concedem desfrutar e ser-lhe infinitamente agradecida por todas as graças, oportunidades e bênçãos. Ir. Ana Maria Delazeri, mscs.


TESTEMUNHO MISSIONÁRIO
Busco viver minha consagração na normalidade de todos os dias, procurando ser fiel a Deus nas pequenas coisas e nos mais diferentes desafios e exigentes situações.
Esforço-me por dar testemunho da gratuidade de Deus Pai, de ter me chamado a vida religiosa (vocação/scalabriniana). Vivo na simplicidade e humildade de que sou uma pessoa consagrada a Deus e com uma missão a realizar, mas sobretudo no SER, mscs.
Certamente, quando iniciei o caminho da formação religiosa para a V.R.C. não entendia grandes coisas, carisma, mas no caminho sempre sinto e experimento a vida como crescimento e conversão.
A frase Bíblica que me sustenta e me orienta para seguir Jesus: “Mestre onde moras”? e Eis me aqui Senhor para fazer a tua Vontade”. Jesus responde VINDE E VEDE; É uma eterna aprendizagem de formação permanente e de uma espiritualidade encarnada a caminho. Provoca a segui-lo, a fazer a Vontade de Deus, a caminhar e buscar a fonte da vida, do alimento espiritual na PALAVRA de DEUS e da EUCARISTIA.
A Palavra de Deus me ajuda a viver ao modo de Jesus no meu agir e ser, missionária scalabriniana. Uma forma de entendimento e discernimento na vivencia fraterna, na comunidade religiosa e povo de Deus, por meio do diálogo, de muita oração, escuta, compreensão e perdão. Na Leitura da Palavra de Deus, individual, comunitariamente, Jesus nos revela o segredo da experiência dos discípulos de Emaús nas boas e novas relações.  “Permanece conosco”.
Para tornar o ano da vida religiosa Consagrada ainda mais significante para mim, primeiramente, no testemunho de minha alegria e satisfação e realização humana de ser religiosa consagrada, scalabriniana, com uma espiritualidade própria. EU ERA MIGRANTE E TU ME ACOLHESTE. Depois, acolher e vivenciar as muitas e inúmeras reflexões realizadas sobre o sentido do ano da vida religiosa especialmente, as mensagens do Papa Francisco e da CRB/Nacional e outras fontes. O entendimento e a reflexão do ano da vida religiosa é muito significativo para nos fortalecer na fé, confiança e missão, como consagrada dedicando nossa vida a missão que Deus nos confia por meio de nossa família Scalabriniana. Revelar ao mundo de que a VRC, faz a diferença no meio da sociedade descartável e excludente. Ir. Glória Dal Pozzo, mscs.

A Solidariedade é um mistério de reciprocidade fraterna

Testemunho de vida para o ano da VRC
Sou Ir. Terezinha Morandi, senti o chamado para ser religiosa desse muito jovem, sempre quis trabalhar com os pobres, não sabia nada sobre migrantes, fiz 5 anos de aspirantado, 6 meses de postulantado, mais 2 anos de noviciado, no dia  02 de fevereiro de 1970 fiz os votos religiosos que sempre pensei que seria pra sempre, neste ano completei faz 45 anos de vida  religiosa, feliz de estar no seguimento de Jesus Cristo.

Falar da vida consagrada é falar da missão, não é uma vida de doce, de mel, é uma vida de muita persistência, perseverança, espírito de sacrifico, teimosia, confiança em Deus diante dos desafios. Estive com Irmãs idosas no Sul, fui ministra da Eucarístia, visitava os doentes sempre que podia.  Posteriormente como assistente social recém-formada, desenvolvi um bonito trabalho também no Sul do Brasil, reivindicando efetivamente junto ao povo mais carente seus direitos sociais, sempre senti a força de Deus e Maria que me protegia desde a perda da minha mãe, e outras vezes a divina providência de Madre Assunta me confortava.

O trabalho de saúde que comecei a desenvolver mais efetivamente em Porto Velho deu respostas para mim e para o povo simples que muitas vezes não dispunha de recursos econômicos, para realizar outros tratamentos. Lá doei muito minha vida, sobretudo com os doentes pobres, recebi muita ajuda, amizade, conforto e cuidado do povo; orientei muita gente a recuperar sua saúde através do Bio energético, quero também ser fiel e recuperar a minha saúde nesta fase da minha vida.


Neste tempo que tenho vivo com a saúde debilitada, nem sempre sou forte, mais ofereço essas dores e sofrimentos pelas nossas irmãs, pelas vocações, sabendo que a  vocação passa pelo cadinho da dor, as vezes é melhor nem pensar na dor quando ela é forte, incomoda muito tudo isso, ai me vem os gemidos e lamentações, sou humana, sou frágil, sou de Deus, todavia, olhando para minha vida reconheço o cêntuplo vivida na VRC, sou grata a Deus, a Província e a Congregações por abundantes graças.




Paroquia São Sebastião realiza Encontro Vocacional
   Irmã Gleiciane, Missionaria Scalabriniana.
No dia 17 de Agosto a Equipe do Sav (Serviço de Animação Vocacional) da Paroquia São Sebastião, realizou o primeiro encontro Vocacional com Catequisando do Crisma e da Primeira Eucaristia na Comunidade Maria Mãe dos Migrantes, aproveitando este mês no qual dedicamos às Vocações especificas.
Foi uma tarde de muito aprendizado, esclarecimento e tomada de consciência sobre a importância das vocações: Laical, sacerdotal, Religiosa e Matrimonial para a Igreja e para o mundo.
É também com muita alegria que compartilhamos com vocês a nova Equipe Paroquial do SAV, que com a graça de Deus disseram seu sim a este serviço tão importante para a igreja. Caminhamos na Esperança que  o Senhor Rebanho nos ouve quando pedimos e ajudamos as Comunidades a Pedir que mande Santos operários a sua Messe. “Senhor a Messe é grande, mas poucos são os operários, Mandai Senhor Operários a Vossa messe “Nossa Missão é animar as Vocações”
                                                                     

SERVIÇO DE ANIMAÇÃO À CULTURA VOCACIONAL
 Promovendo  Encontros, Eventos vocacionais e missões;
                                                                        Valorizar a vida como um todo
Ir. Mônica Aparecida Freitas Curado, mscs
             Ir. Orila Travessini  Animadoras Vocacionais  Scalabrinianas
Aconteceu neste domingo, dia 16 de Junho, a partir das 09h45m na Estrada de Ferro a Gincana mais chamativa que já existiu isto por que se refere à GINCANA VOCACIONAL. O momento contou com a presença de jovens da paróquia São Cristóvão e do Setor da Juventude Diocesano.
 Iniciamos com uma dinâmica de acolhida e apresentação e depois vivenciamos um momento de oração motivada pelo Evangelho de (Lc 7,36–8,3). O evento tem outro gosto quando você se prepara bem. Então, queremos formar o coração do discípulo com a Palavra. É ouvindo a Palavra, partilhando-a e colocando-a em prática que se vai formando o discipulado. A fé purifica. A resposta à gratuidade do perdão recebido será o amor por Jesus, expresso no seguimento e na ajuda dada a Jesus e seus discípulos (cf. 8,1-3).
Esse evento foi pensado com o objetivo de ajudar os jovens a sentirem o chamado que Jesus faz todos os dias através de cada acontecimento, de cada encontro com pessoas que clamam por ajuda e requer apenas que estejam atentos ao seu convite em meio a tantos outros. E conscientes possam realizar a missão que lhe for confiado com alegria gratuidade e muito amor.
Jesus vivia sempre no meio das pessoas e não as escolhiam e por isso levamos-lhes para um local diferente junto com pessoas desconhecidas para que pudessem fazer a experiência dos apóstolos: muitos foram convidados, mas nem todos aceitaram e todos os que aceitaram souberam ouvir os ensinamentos para de acordo com o seu processo ir compreendendo o que realmente Jesus queria deles.
Para conseguir vencer as provas dos enigmas era preciso recorrer às riquezas adquiridas em todo tempo de caminhada na família, na escola, na Igreja e no ciclo de amizade. A cobrança foi acirrada. Foram oferecidos novos métodos de acordo com os novos desafios, incentivando a todos a assumirem a missão, sempre com novas expressões e novo ardor. A proposta é exigente assim como as tarefas, mas se queremos ser enviados para divulgar a Boa Notícia do Reino precisamos desinstalar-se.
Eles perceberam que as pessoas aproximavam cada vez mais e a resposta para tudo isso foi só uma: Quando se busca junto um ideal, a unidade, a união chama a atenção e até contagia quem está passando.

Assim, casais assessores e eu, Ir.  Mônica Aparecida percebemos que a procura de favorecer uma proposta de valores em sintonia com a vocação provocando atitudes vocacionais que dão origem a uma autêntica cultura vocacional provoca a contínua tarefa de realizar concretamente outras propostas pastorais que correspondam aos desafios próprios da cultura atual.                                                  Porto Velho, 16 de Junho de 2013.

A Comunidade Cristo Migrante –Naviraí-MS
Constatamos que as vocacionadas que vinham sendo acompanhadas eram um número significativo. Porém, algumas desistiram por questões diversas pertinentes a sociedade moderna, que influencia a vida dos jovens. Entre estes, os contra valores que atinge a humanidade hoje: Namoro e gravidez precoce, desestruturação familiar, que atinge em sua  maioria os adolescentes e jovens.    
Portanto, há uma necessidade de acompanhamento mais preciso no âmbito familiar,  como metodologia de acompanhamento, as que se encontram em situação de vulnerabilidade Social ou risco social. Assim, contribuímos com a busca do sentido da vida e a integridade da família.Diante desta realidade, hoje estamos acompanhando cinco, entre adolescentes e jovens que buscam descobrir a vida. Seguimos nossas atividades, conforme o plano de animação vocacional-SAV da comunidade: Visitas as famílias das jovens e encontros mensais, de orientação e reflexão da Palavra de Deus, com a vida.
Continuemos unidas através de orações ao Fundador João Batista Scalabrini e aos Co-fundadores Madre Assunta Marchetti e Pe. José Marchetti, que interceda a Deus, junto a nossa missão de Animadoras Vocacional e missionária, e que envie operários para a messe do Senhor.Irmãs:  Jandira Dametto, Maria Tonello e Arceolídia Souza

 ENCONTRO VOCACIONAL EM MANAUS- AM



Realizou-se no dia 24 de março,na comunidade  Sagrado Coração de Jesus o “Encontro Vocacional” com a presença das jovens da Área Missionária Santa Mônica e da Paróquia São Geraldo. Iniciamos com uma  dinâmica  de acolhida e apresentação e depois vivenciamos um momento de oração motivadas pelo Evangelho de São Mateus 9,35-38  “A colheita e grande, mas os trabalhadores são poucos! Por isso, peçam ao dono da colheita que mande trabalhadores para a colheita”.

 Lemos e refletimos o tema: Vocação Humana; Você é uma vocação. Você é alguém chamada!  Destas reflexões  brotaram lindas partilhas, experiências de vida da jovem na família, na escola e na comunidade.


Encontro da Vocacionadas e jovens em Naviraí
Com tema: “ELE TE CHAMA - ELE TE AMA!” Comunidade Cristo Migrante realizou uma tarde vocacional.  E no final confraternização entre as irmãs e as “simpatizantes”- vocacionadas...
Atividades  realizadas no mês vocacional,Agosto de 2012, constituiram de uma semana intensa (manha, tarde e noite) dias 19 a25 de agosto na “Formação a todos os catequizando e catequistas da Catedral unas 550 crianças: da primeira eucaristia, crisma e adultos, com temas vocacionais, e sobre a Congregação das Irmãs Scalabrinianas – convite, com slides e dinâmica diversas. A coordenação,  catequizandos e catequistas, bem como o pároco gostaram muito da experiência e pediram para repetir o mesmo em outubro com o tema “missionário”. Valeu! Vendemos o peixe! Foi muito bom!            Das Irmãs: Jandira, Maria e Lediomara.

Irmãs Scalabrinianas da comunidade Cristo Migrante na Escola.



 A comunidade Madre Assunta  celebra o Mês Vocacional

A Noviça Érica e o grupo de Catequistas
No ultimo Domingo do mês de Agosto, Irmã Terezinha Morandi e  a noviça Érica Ortiz, celebrou  junto com a comunidade São Francisco de Assis, Jardim das Oliveiras em várzea Grande,MT, o encerramento do Mês Vocacional  em destaque ao chamado dos Catequistas e animadores.  Recordaram  todas as vocações ( Sacerdotal, Familiar, Religiosa Consagrada e Leiga/ Catequista) através de teatro, cantos apresentados pelas crianças da catequese  e  pelo grupo de jovens. Após  a linda celebração todos partilharam de  um delicioso jantar e bolo.

Scalabrinianas organizando teatro.
Jovens  da Comunidade S.Francisco.
              









Encontro Vocacional em  Ji-Paraná- RO
No dia 25 de agosto, em Ji-Paraná, a Comunidade Carlista Scalabriniana, realizou o encontro Vocacional, participaram jovens das comunidades da paróquia São Sebastião.Foi um momento de muita alegria, reflexão e oração. As jovens tiveram momentos de espiritualidade, cantos, partilhas e conhecimento, assim puderam discernir mais sobre sua missão de Vocacionadas para o serviço do Reino e da Congregação. Continuemos a pedir ao senhor da messe que sempre mande santos/as operários (as) para sua messe.

Com carinho e preces.      Gleiciane Matos Gomes- Noviça.

Participação na Feira Vocacional-



Participando Ir.Ana Paula e Ir.Zita
As Irmãs Scalabrinianas da comunidade Jesus de Nazaré, participaram neste dia 15 de agosto da Feira Vocacional,  promovida pela CRB-Conferencia dos Religiosos no Santuário Perpétuo Socorro em Campo Grande-MS. A feira contou com a participação de diversas Congregações Religiosas expondo seu Carisma durante as novenas e exposições na área externa do Santuário.  Segundo a equipe de acolhida, passou neste dia mais de 25 mil pessoas.

Feira vocacional
em frente a Igreja Perpétuo Socorro

Durante a tarde, recebeu famílias e muitos jovens, dentre esses, duas jovens  se aproximaram e manifestaram o desejo de conhecer a Vida Religiosa Consagrada no Carisma Scalabriniano. Deo  Gratias!

visitantes e vocacionadas



TENDA VOCACIONAL EM CAMPO GRANDE-MS
Acontece no dia 15 de Agosto  em Campo Grande-MS a Tenda da Vida Religiosa Consagrada, com o tema: “Reencantar-se para encantar: vocacionados/as profetas da alegria” no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro das 8h00 às 20h00. O Evento é coordenado pela equipe de formadores e psicólogos da CRB - Conferencia dos Religiosos do Brasil. Cada congregação terá um tempo para expor seu carisma durante a novena que acontece no decorrer da jornada   e  utilizar o espaço do pátio do santuário para uma exposição (tendas) dos carismas, com materiais vocacionais e outras formas criativas de apresentar a missão das congregações. Ao final do dia, às 21h, celebraremos a Eucaristia com a participação de todos os religiosos e religiosas.
Informamos também que acontecerá  no dia 18 de Agosto, as 18h00  na Paroquia Nossa Senhora de Fátima, a celebração eucarística  e confraternização do dia da Vida Religiosa Consagrada presidida por D. Dimas –Arcebispo de Campo Grande.
E no dia 30 de Agosto, a Universidade Católica Dom Bosco-UCDB- convida a Congregação  das Irmãs Scalabrinianas para expor seu carisma no período das 7h00  às 21h30 no Bloco A- térreo.
Contamos com a participação de todos na divulgação destes eventos.
ACOLHER BEM. ESTA É NOSSA VOCAÇÃO! ESTAMOS PRONTAS ESPERANDO POR VOCÊ.


Momento celebrativo
Tenda do Encontro “Vinde e Vede”














Aconteceu no dia 11/08 na Cidade de Mangabeiras- MA, Diocese de Balsas, a Tenda do Encontro, assim denominamos o Retiro Vocacional para jovens vocacionados acompanhados da Diocese. Com um numero de 09 jovens iniciamos o mesmo que tinha como tema: “Vinde e Vede” (cf. Jo 1,35-39) um convite de Jesus a seus discípulos que desejavam O conhecer.


O desejo mais profundo do ser humano se realiza, atendendo o convite de Jesus. O conhecimento interno de Jesus vai acontecendo na medida em que a pessoa permanece com Ele, deixa-se modelar por Ele e vive a Sua proposta.
Irmã Edilene momento da ofcina


Na vida da Igreja, cada um é convidado a alegrar-se por saber-se amado, escolhido e enviado a vivenciar o “venham e vocês verão”. O conhecimento e a aprendizagem decorrem da permanecia com Jesus, pertencendo à escola d’Ele e identificando-se com sua maneira de ser. É ter as mesmas atitudes d’Ele.


"Vem  e  Segue-me"
 
Ir.Lediomara,mscs- Participando do encontro
Participantes do curso-Regional oest 1
  Nos dias 28 e 29 de julho em Campo Grande – MS aconteceu a Assembléia Regional oeste 1, para os agentes do Serviço de Animação Vocacional , e participou a Ir. Lediomara Francisca de Souza, missionária Scalabriniana, cujo tema de estudo foi: MARKETIN   VOCACIONAL.  
Segundo  o Documento de Aparecida /CNBB, a comunicação na vida e missão da Igreja no Brasil, faz referência a realização de um laboratório Vocacional,que tem em si o melhor produto do mercado e de que , nós  cristãos, devemos ser  os Anunciadores e Vendedores que é o próprio Jesus Cristo.
Acredite você também, Jesus quer fazer maravilhas em sua vida.  Seja anunciadora,discípula e missionária no mundo das migrações!

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  
                                                                                                                                                                                               













Nenhum comentário:

Postar um comentário