terça-feira, 23 de outubro de 2012

AS FACES DO TRABALHO ESCRAVO CONTEMPORÂNEO

Aos dias 19, 20, 21 de outubro de 2012, estiveram reunidos em Porto-Velho mais de 33 pessoas, em uma oficina sobre o Trabalho Escravo Contemporâneo.
Essa oficina sobre trabalho escravo, teve entre seus objetivos, fomentar a discussão sobre o assunto, trazer informações que proporcionem desvendar a rede do trabalho escravo, dos fatores que a favorecem. É preciso falar, informar: Trabalho escravo existe, e é uma vergonha, pois é a face da ganância humana, que desrespeita a vida e usa as pessoas como mero objetos descartáveis.
As ações de combate ao trabalho escravo, tem se mostrado ainda insuficientes. Em 1995, o Brasil assumiu o problema, de lá até 2011 foram  43.635 escravos libertados, mas até os dias atuais ele persiste. Há o agravante da reincidência no ciclo da escravidão. Esses aspectos só evidenciam que é necessário formular ações que possam combater o problema de forma efetiva, e que seja capaz de dar aos vitimados a possibilidade de reinserção, pois foram resgatados, mas para onde foram?
A Campanha da Fraternidade de 2014 vai falar sobre o tema. É preciso aproveitar esse momento para ampliar as discussões e fomentar ações.  Agora é com cada um de nós! A conscientização e o trabalho de todos é necessário para erradicar o Trabalho Escravo no país e no mundo, porque esse problema também é de todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário