quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Encontro de Pastoral de Mobilidade Humana

Realizou-se, em Assis Brasil, Acre, o 1º Encontro de Pastoral da Mobilidade Humana das três fronteiras, com o tema “Situação Migratória na Tríplice Fronteira” – BOLPEBRA (Bolívia, Peru e Brasil). Participaram 45 pessoas, dos três países. O Encontro, realizado nos dias 31 de julho a 2 de agosto de 2014, foi promovido pela Pastoral de Mobilidade Humana da Bolívia, pelos Padres Jesuítas e pelas Irmãs Catequistas Franciscanas que atuam em Assis Brasil e contou com a colaboração do Setor Pastoral da Mobilidade Humana da CNBB. Estiveram presentes, durante todo o encontro, Dom Joaquin Pertinez, Bispo da Diocese de Rio Branco (Brasil), Mons. Eugenio Coter, Bispo do Vicariato Apostólico de Pando (Bolívia) e Pe. Daniel Wankun Vigil, Vigário Geral Do vicariato de Puerto Maldonado (Peru) e Ir. Rosita Milesi, do Setor P.M.H. da CNBB.

Na proposta de organização do encontro, visando esta aproximação entre as dioceses nesta tríplice fronteira, entre as motivações que levaram à iniciativa está a de que “os países limítrofes integrados por seus governos, sociedade civil e igreja, ainda não puderam articular ações de comunicação para conhecer as situações de vulnerabilidade da população em situação de mobilidade humana, assim como não se tem claramente identificados objetivos e linhas de ação correspondentes a enfrentar e superar estas dificuldades e vulnerabilidades da população em trânsito por estas fronteiras. Assim, como igreja, é necessário gerar espaços de encontro e unir esforços, para visibilizar a temática e articular ações interinstitucionais de atenção, apoio, assistência e orientação a esta população vítima de violação de seus direitos.” Leia o artigo completo na página Ação Pastoral deste Blog.

Um comentário:

  1. Gostei do blog! O que você precisa para ser feliz? Aline em seu programa analisa a essência humana. Veja! http://youtu.be/8_vkmv8js2I?list=UUBvY_tI9xN0wVbBqJMxSr6g

    ResponderExcluir