sexta-feira, 10 de outubro de 2014

o intercâmbio de boas práticas

EM BRASÍLIA, ENCONTRO REÚNE ENTIDADES DO PAÍS PARA DEBATER A PROTEÇÃO A REFUGIADOS E MIGRANTES
  Publicado em 08 de Outubro 2014
Para promover o intercâmbio de boas práticas e a superação de desafios enfrentados na atenção a migrantes e refugiados que vivem no Brasil, o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), em parceria com a Organização Internacional para as Migrações e o Setor Pastoral da Mobilidade Humana da Comissão Nacional dos Bispos do Brasil, realizam nos dias 8 e 9 de outubro o X Encontro Nacional das Redes de Proteção.
O evento acontecerá no Centro Cultural de Brasília e reunirá mais de 40 entidades que trabalham com a temática em todo o país e atuam em diferentes partes do território nacional. Vale destacar que o Brasil está recebendo expressivos fluxos tanto de refugiados quanto de imigrantes, o que demanda cada vez mais a implementação de políticas públicas, assim como a atuação articulada e integrada das entidades da sociedade civil, atentas à acolhida e integração destas pessoas que vêm em busca de proteção, trabalho e vida com dignidade.
Com o tema “Rede Solidária para Migrantes e Refugiados (RedeMiR): Fortalecimento e Avanços”, o encontro deste ano debaterá e aprovará um conjunto de propostas concretas para se avançar na proteção a refugiados e migrantes em território nacional.
A abertura do X Encontro Nacional das Redes de Proteção acontecerá nesta quarta-feira (08) com palestras do representante do ACNUR no Brasil, Andrés Ramirez, do diretor do Departamento de Estrangeiros do Ministério da Justiça, João Guilherme Granja, e do advogado da Caritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro, Fabrício Toledo de Souza sobre o tema “Cartagena +30” – um processo de consultas que envolve governos e entidades da sociedade civil de toda a América Latina e Caribe em torno do 30º aniversário da Declaração de Cartagena sobre os Refugiados.
Ainda no primeiro dia, haverá a exposição “Novos fluxos migratórios”, com o oficial regional de Desenvolvimento de Projetos da Organização Internacional para as Migrações (OIM), Jorge Peraza. O presidente do Conselho Nacional de Imigração (CNIg), Paulo Sérgio de Almeida, apresentará as ações do órgão, vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego, diante dos novos fluxos migratórios para o Brasil. O evento será concluído nesta quinta-feira (09), com a apresentação das propostas de ação.
O “X Encontro Nacional das Redes de Proteção” conta com o apoio do Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE), do Ministério da Justiça.
X Encontro Nacional das Redes de Proteção  Data: de 08 a 09/10

Local: Centro Cultural de Brasília (SGAN, Av. L2 Norte, quadra 601 – Módulo B)

Nenhum comentário:

Postar um comentário