segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Haitianos continuam chegando em Manaus

...porque o coração não tem fronteiras
Sua grande maioria é do sexo masculino e jovem.  Alguns com curso superior completo, outros com seus estudos interrompidos e outros, sem muita preparação.  Todos com a mesma determinação: Estabelecer-se em Manaus/AM.
Os haitianos entram por Tabatinga, tríplice fronteira entre Brasil – Peru - Colômbia. Ali são entrevistados pela Policia Federal. São aproximadamente 800 imigrantes que esperam ser atendidos. A Federal somente entrevista uns 20 a 24 semanalmente. Segundo irmã Santina Perin - ICM, que passou umas semanas apoiando aquele trabalho de acolhida, nos contava da precária situação em que se encontram. Em salões com as mínimas condições de higiene e saúde.

Reunião de organização das mulheres

Ao chegar a Manaus, “caem no colo dos Scalabrinianos”: Irmã Osani Benedita da Silva,  Irmã Arceolídia Silva de Souza, Padre Gelmino Costa, Valdecir Molinari e toda uma equipe de apoio estão prontos para acolhê-los: Levá-los para as casas alugadas e instituições disponíveis para este fim, mas já estão ficando escassas. Ali recebem cama, comida e toda a orientação e encaminhamentos necessários para a obtenção do CPF e carteira de trabalho a partir do número de protocolo fornecido pela polícia federal.                 
Preenchido este primeiro requisito, a luta continua no sentido da aprendizagem da língua portuguesa e a busca de trabalho bem como casa para alugar.                                    
Não há praticamente nenhum apoio e nem vontade política por parte das autoridades tanto municipais como estaduais.  Todas as Iniciativas e parcerias são feitas com as paróquias da Arquidiocese, congregações religiosas, com igrejas as evangélicas, espíritas, com a universidade federal e pessoas de boa vontade que doam seu tempo e seus dons e a equipe da pastoral do Migrante que está forte e atuante.
Há parcerias também com empresas para os cursos de capacitação vários ramos como em eletricidade, na construção civil, em pintura predial e para as mulheres se abrem vagas para os cursos de artesanatos nas paróquias e outros.
Tive a oportunidade de conviver com esta realidade por duas semanas. Foi um tempo       muito valioso no sentido de, primeiro reencontrar pessoas com as quais convivi; segundo, reafirmar minha convicção de que a missão e o carisma Scalabrinianos são muito atuais comprometedores. Exigem de nós uma fé fortalecida, muita resistência e determinação: Necessitamos ser “casa acolhedora, coração amigo”.
 
Alojamento de imigrantes na Matinha

  Estava prevista também uma tarde de formação para  os agentes de pastoral migratória e aberta a todos os que quisessem participar. Após a celebração com a comunidade latina, todos participaram de um almoço oferecido pela paróquia São Geraldo e pastoral do migrante. O tema foi Crescer na leitura, compreensão e comprometimento da Palavra de Deus.
Tivemos a oportunidade também de realizar um encontro com os Leigos Missionários Scalabrinianos e simpatizantes.


Momento orante com o LMS


Foi um encontro de animação e fortalecimento da caminhada a partir da retomada do objetivo constante nas Diretrizes, da mensagem enviada por Louredir Benevides e do engajamento na pastoral do migrante, tão gritante neste momento. Em um momento celebrativo e orante comemoramos o dia da Bíblia. A importância da reflexão e da vivencia da Palavra com sustento e força no caminho. Num misto de preces, cânticos, choro e súplicas, expressaram nosso desejo de crescer na leitura, reflexão e comprometimento da Palavra de Deus.                                                                                     
                                          Várzea Grande, 25 de setembro de 2011 
Ir.Orila Maria Travessini,mscs   

Nenhum comentário:

Postar um comentário