sábado, 24 de setembro de 2011

Vida Religiosa na Bolívia



Religiosos brasileiros participando do encontro.

Irmã  Glória Dal Pozzo, Superiora Provincial  participou  junto  ás  Irmãs  Zita Morandi e  Aidete  Vicensi  em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia,nos dias 16 a 18, do 9º Encontro de Missionários Brasileiros que atuam naquele país. Esses encontros começaram em outubro de 1996 e em 1997, o acontece  cada dois anos, em datas próximas ao dia 7 de setembro, festa cívica maior do Brasil. Cerca de 50 pessoas de várias regiões da Bolívia participaram do encontro. Do Brasil estiveram presentes quatro superioras religiosas, além do presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) do Mato Grosso do Sul, o coordenador do Conselho Missionário (Comire) do Regional Oeste 1 (Mato Grosso do Sul) e o diretor das Pontifícias Obras Missionárias do Brasil, padre Camilo Pauletti. Existem na Bolívia mais de 100 missionários brasileiros, incluindo irmãs de vida contemplativa, as carmelitas presentes nos Carmelos das cidades de Cochabamba e de Potosi.
O objetivo desses encontros é animar os missionários que lá atuam; dar oportunidade de compartilharem; ver os desafios e buscar juntos algumas pistas para melhorar, além de ser um momento de convivência, celebração e fortalecimento das relações entre os brasileiros.
“Foi muito positivo, deu pra sentir a generosidade e o empenho com a vida  Consagrada e  missionária  junto  ao povo boliviano. Que muito se  repetiu na frase: “ Somos hóspedes neste País” .Também sentimos a importância de compartilhar os sentimentos, as dificuldades e as alegrias. Vivemos nestes dias num clima fraterno, de gratuidade e amizade, de apoio e solidariedade.
No fim do encontro  foi bonita a convivência   e  os agradecimentos pela oportunidade e  boa acolhida do padre Loacir Luiz Luvizon e equipe  que coordenaram e articularam o encontro com a presença  de todos confirmando que Missão é deixar-se desafiar pelo outro..”. O  próximo encontro  já tem data marcada  para  dias  6 a 8 de setembro de 2013 em Santa Cruz de La Sierra.

Um comentário: