domingo, 27 de novembro de 2011

PARTILHANDO O IV SEMINÁRIO CONGREGACIONAL


O IV Seminário Congregacional da Pastoral dos Migrantes, com o tema: Rostos da Migração “Sinal dos Tempos” e o lema: “Não mais estrangeiros nem hóspedes, mas da familia de Deus” (cf.Ef 2,19), tem o objetivo de aprofundar diferentes realidades da migração “sinal dos tempos” para responder com dinamismo e profecia aos desafios do carisma scalabrinino. No dia 24 de novembro de 2011, com a participação de aproximadamente 400 pessoas, no Teatro São Carlos, Caxias do Sul – RS-

participantes da PMMM

Após a apresentação da metodologia e orientações práticas do Seminário, o sociólogo Ivo Poletto, discorreu sobe o tema de estudo  Mudanças Climaticas, “refugiados ambientais” e interpelações missionárias que gerou várias ressonâncias na assembléia apontando inúmeros desafios frente a urgente necessidade de mudança de atitude no cuidado da vida do planeta.
 As atividades da tarde foram iniciadas com momento de oração, anúncio das comunicações e mensagens recebidas das comunidades, partilha do caminho percorrido pela Província Imaculada Conceição em preparação do IV Seminário, e apresentação de tres atividades missionárias: O Migrante deportado- Tegucigalpa, Honduras, por Ir. Valdete Willeman; Os migrantes da região amazônica – Manaus, Brasil por Irmã  Rosa Maria Zanchin e o Migrante na proposta educativa scalabriniana no Rio Grande do Sul, por irmã Isaura Paviani.
A seguir houve trabalho em grupo com a tarefa de discutir sobre as idéias iluminadoras do tema e das atividades do dia; os desafios que os sinais dos tempos apontam para a atividade missionária junto aos migrantes e refugiados e que ações a Congregação deve assumir para responder, com maior eficácia, aos atuais sinais dos tempos, como fidelidade ao carisma, expressão da identidade scalabriniana. Após a plenária, a Província Nossa Senhora Aparecida partilhou o caminho percorrido em preparação ao IV Seminário. Os trabalhos do dia foram concluídos com um momento de oração.

domingo, 20 de novembro de 2011

IV Seminário Congregacional de Pastoral dos Migrantes

Nos dias 24 a 29 de novembro de 2011, realizar-se-á o IV Seminário Congregacional de Pastoral dos Migrantes, no Centro Diocesano de Formação Pastoral da Diocese de Caxias do Sul, RS, com o objetivo de “Aprofundar diferentes realidades da migração ‘Sinal dos Tempos’ para responder com dinamismo e profecia aos desafios do Carisma Scalabriniano. Tema: Rostos da migração, um sinal dos tempos e Lema: Não mais estrangeiros nem hospedes, mas da família de Deus (cf. Ef 2,19). Participarão pela Província Maria Mãe dos Migrantes as Irmãs: Glória Dal Pozzo,- Superiora Provincial, Ana Paula Ferreira Rocha, Conselheira Provincial e Coordenadora do Organismo da Formação, Ana Maria Delazeri - Conselheira Provincial e Coordenadora do Organismo do Apostolado,Rosa Maria Zanchin,Conselheira Provincial e partilhará da Experiência dos “ Rostos dos Migrantes Amazônicos”,Osani Benedita da Silva, Jandira Dametto,Zita Morandi e o Srª Louredir Rodrigues Benevides (leigo scalabriniano). Contamos com sua unidade através de mensagens, oração e apoio para o bom êxito de tod@s participantes do seminário. Eis o endereço: seminariomscs@yahoo.com.br.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

CARITAS BRASILEIRA..Sementes de um Projeto Popular.


Esta acontecendo, entre os dias 09 a 12 de novembro/2011, o 4º Congresso e 18ª Assembléia Nacional da Cáritas Brasileira, em Passo fundo –RS. O tema  que norteia a reflexão é: " Desenvolvimento Solidário Sustentável e territorial: Sementes de um projeto Popular".  Participa  Ir. Ana Maria Delazeri  da  Província Mãe dos Migrantes, pela Cáritas da Diocese de Dourados-MS.

domingo, 6 de novembro de 2011

DIA 09 DE NOVEMBRO DIA DE SCALABRINI


           Profundamente agradecidos a Deus pela Beatificação de João Batista Scalabrini, que quis apresentá-lo à Igreja como modelo de santidade para todos e de vida cristã encarnada na história, fazemos memória do inesquecível dia nove de novembro de 1997. Hoje 09 de novembro de 2011, Completamos 14 anos, fazendo ecoar em nós as palavras do Papa João Paulo II, da sua homilia no dia da Beatificação do nosso Fundador: A vocação universal à santidade foi constantemente sentida e vivida em primeira pessoa por João Baptista Scalabrini. Gostava de repetir com freqüência: «Se me pudesse santificar e santificar todas as almas que me foram confiadas!». A sua primeira preocupação foi sempre aspirar à santidade e propô-la a quantos encontrava. Profundamente atraído por Deus e de modo extraordinário devoto da Eucaristia, soube transformar a contemplação de Deus e do seu mistério numa intensa ação apostólica e missionária, tornando- se tudo em todos para anunciar o Evangelho. Esta sua fervorosa paixão pelo Reino de Deus tornou-o zeloso na catequese, nas atividades pastorais e na ação caritativa, sobretudo em benefício dos mais necessitados. O Papa Pio IX definiu-o «Apóstolo do catecismo», considerando o empenho com que promoveu em todas as paróquias o ensino metódico da doutrina da Igreja, tanto às crianças como aos adultos. Devido ao seu amor para com os pobres, e em particular para com os emigrantes, fez se apóstolo dos numerosos concidadãos obrigados a emigrar, com freqüência em condições difíceis e com o perigo concreto de perder a fé: foi para eles pai e guia segura. Podemos dizer que o beato João Baptista Scalabrini viveu intensamente o Mistério pascal, não através do martírio, mas servindo Cristo pobre e crucificado nos numerosos necessitados e sofredores, pelos quais sentiu predileção, com um coração de autêntico Pastor solidário com o próprio rebanho. A primeira Leitura, tirada do Livro do Profeta Ezequiel, fala do símbolo da água. Para nós, a água está associada ao sacramento do Batismo e significa o renascimento para a nova vida em Cristo. Hoje, ao proclamar Beato, João Batista Scalabrini queremos agradecer a Deus a graça do seu Batismo e tudo o que Ele realizou na vida deles: «... quem não nasceu da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus» (Jo 3, 5).Por conseguinte, estes Beatos, renascidos do Espírito Santo, entraram no Reino de Deus, e hoje a Igreja anuncia e confirma isto com solenidade. Edificada sobre o fundamento de Cristo, a Comunidade cristã rejubila com a glorificação destes seus filhos e eleva ao céu um cântico de agradecimento pelos frutos de bem realizados, graças à sua total adesão à vontade divina. Sustentada pelo seu testemunho e pela sua intercessão, juntamente com a Virgem Maria, Rainha dos Apóstolos e dos Mártires, olha confiante para o futuro e prepara-se com entusiasmo para cruzar o limiar do novo Milênio, proclamando que Cristo é o único Redentor da humanidade: ontem, hoje e para sempre. Amém!


terça-feira, 1 de novembro de 2011

Dia 04 de Novembro-Festa de São Carlos!

Relíquia de São Carlos .
Na Festa de São Carlos Borromeo, padroeiro das Congregações: Irmãs e  Padres Scalabrinianos,agradecemos a Deus pelas Graças e Bênçãos recebidas que fortalecem nosso modo de ser e de servir  aos migrantes mais vulneráveis.
Compromissad@s com a realidade da mobilidade humana que nos cerca, sejamos capazes de seguir seu exemplo e encontrar soluções de grande sensibilidade e comunhão no cumprimento da missão que nos chamou.                      
Que o Senhor conceda todos (as) bênçãos generosas. Que o Bem-aventurado Scalabrini junto a São Carlos que o elegeu como patrono, continue intercedendo pela Congregação e pelo suscitar de novas vocações, juntamente com os Servos de Deus Madre Assunta e Pe. José Marchetti.
Felicitações pela festa de São Carlos Borromeo!


"Rompendo Fronteiras com os Migrantes

O Serviço Pastoral dos Migrantes –SPM a nível de Brasil e alguns países da América Latina,realizarão a  Assembléia  Ordinária  Eletiva, nos dias 04 a 06 de novembro de 2011, no Centro de Formação Sagrada Família- São Paulo. O tema   refletido  versa sobre os desafios da migração, celebração  do Jubileu do SPM. E,  mediante os desafios e o diagnóstico do contexto atual dos Regionais e Setores, pontuar prioridades nas dimensões pastoral- jurídica- social . A todos os participantes  e Irmãs Scalabrinianas que atuam nas assessorias  desta missão, desejamos  boa Assembléia.