O IV Seminário Congregacional da Pastoral dos Migrantes, com o tema: Rostos da Migração “Sinal dos Tempos” e o lema: “Não mais estrangeiros nem hóspedes, mas da familia de Deus” (cf.Ef 2,19), tem o objetivo de aprofundar diferentes realidades da migração “sinal dos tempos” para responder com dinamismo e profecia aos desafios do carisma scalabrinino. No dia 24 de novembro de 2011, com a participação de aproximadamente 400 pessoas, no Teatro São Carlos, Caxias do Sul – RS-
participantes da PMMM |
Após a apresentação da metodologia e orientações práticas do Seminário, o sociólogo Ivo Poletto, discorreu sobe o tema de estudo Mudanças Climaticas, “refugiados ambientais” e interpelações missionárias que gerou várias ressonâncias na assembléia apontando inúmeros desafios frente a urgente necessidade de mudança de atitude no cuidado da vida do planeta.
As atividades da tarde foram iniciadas com momento de oração, anúncio das comunicações e mensagens recebidas das comunidades, partilha do caminho percorrido pela Província Imaculada Conceição em preparação do IV Seminário, e apresentação de tres atividades missionárias: O Migrante deportado- Tegucigalpa, Honduras, por Ir. Valdete Willeman; Os migrantes da região amazônica – Manaus, Brasil por Irmã Rosa Maria Zanchin e o Migrante na proposta educativa scalabriniana no Rio Grande do Sul, por irmã Isaura Paviani.
A seguir houve trabalho em grupo com a tarefa de discutir sobre as idéias iluminadoras do tema e das atividades do dia; os desafios que os sinais dos tempos apontam para a atividade missionária junto aos migrantes e refugiados e que ações a Congregação deve assumir para responder, com maior eficácia, aos atuais sinais dos tempos, como fidelidade ao carisma, expressão da identidade scalabriniana. Após a plenária, a Província Nossa Senhora Aparecida partilhou o caminho percorrido em preparação ao IV Seminário. Os trabalhos do dia foram concluídos com um momento de oração.