O IV Seminário Congregacional da Pastoral dos Migrantes, com o tema: Rostos da Migração “Sinal dos Tempos” e o lema: “Não mais estrangeiros nem hóspedes, mas da familia de Deus” (cf.Ef 2,19), tem o objetivo de aprofundar diferentes realidades da migração “sinal dos tempos” para responder com dinamismo e profecia aos desafios do carisma scalabrinino. No dia 24 de novembro de 2011, com a participação de aproximadamente 400 pessoas, no Teatro São Carlos, Caxias do Sul – RS-
participantes da PMMM |
Após a apresentação da metodologia e orientações práticas do Seminário, o sociólogo Ivo Poletto, discorreu sobe o tema de estudo Mudanças Climaticas, “refugiados ambientais” e interpelações missionárias que gerou várias ressonâncias na assembléia apontando inúmeros desafios frente a urgente necessidade de mudança de atitude no cuidado da vida do planeta.
As atividades da tarde foram iniciadas com momento de oração, anúncio das comunicações e mensagens recebidas das comunidades, partilha do caminho percorrido pela Província Imaculada Conceição em preparação do IV Seminário, e apresentação de tres atividades missionárias: O Migrante deportado- Tegucigalpa, Honduras, por Ir. Valdete Willeman; Os migrantes da região amazônica – Manaus, Brasil por Irmã Rosa Maria Zanchin e o Migrante na proposta educativa scalabriniana no Rio Grande do Sul, por irmã Isaura Paviani.
A seguir houve trabalho em grupo com a tarefa de discutir sobre as idéias iluminadoras do tema e das atividades do dia; os desafios que os sinais dos tempos apontam para a atividade missionária junto aos migrantes e refugiados e que ações a Congregação deve assumir para responder, com maior eficácia, aos atuais sinais dos tempos, como fidelidade ao carisma, expressão da identidade scalabriniana. Após a plenária, a Província Nossa Senhora Aparecida partilhou o caminho percorrido em preparação ao IV Seminário. Os trabalhos do dia foram concluídos com um momento de oração.
Muito bom os temas parabéns, continuem lutando pela causa dos migrantes vulneráveis.
ResponderExcluirDeus abençoe
Parabéns, vcs estão lindas!
ResponderExcluirIr. Valdiza Carvalho