domingo, 6 de novembro de 2011

DIA 09 DE NOVEMBRO DIA DE SCALABRINI


           Profundamente agradecidos a Deus pela Beatificação de João Batista Scalabrini, que quis apresentá-lo à Igreja como modelo de santidade para todos e de vida cristã encarnada na história, fazemos memória do inesquecível dia nove de novembro de 1997. Hoje 09 de novembro de 2011, Completamos 14 anos, fazendo ecoar em nós as palavras do Papa João Paulo II, da sua homilia no dia da Beatificação do nosso Fundador: A vocação universal à santidade foi constantemente sentida e vivida em primeira pessoa por João Baptista Scalabrini. Gostava de repetir com freqüência: «Se me pudesse santificar e santificar todas as almas que me foram confiadas!». A sua primeira preocupação foi sempre aspirar à santidade e propô-la a quantos encontrava. Profundamente atraído por Deus e de modo extraordinário devoto da Eucaristia, soube transformar a contemplação de Deus e do seu mistério numa intensa ação apostólica e missionária, tornando- se tudo em todos para anunciar o Evangelho. Esta sua fervorosa paixão pelo Reino de Deus tornou-o zeloso na catequese, nas atividades pastorais e na ação caritativa, sobretudo em benefício dos mais necessitados. O Papa Pio IX definiu-o «Apóstolo do catecismo», considerando o empenho com que promoveu em todas as paróquias o ensino metódico da doutrina da Igreja, tanto às crianças como aos adultos. Devido ao seu amor para com os pobres, e em particular para com os emigrantes, fez se apóstolo dos numerosos concidadãos obrigados a emigrar, com freqüência em condições difíceis e com o perigo concreto de perder a fé: foi para eles pai e guia segura. Podemos dizer que o beato João Baptista Scalabrini viveu intensamente o Mistério pascal, não através do martírio, mas servindo Cristo pobre e crucificado nos numerosos necessitados e sofredores, pelos quais sentiu predileção, com um coração de autêntico Pastor solidário com o próprio rebanho. A primeira Leitura, tirada do Livro do Profeta Ezequiel, fala do símbolo da água. Para nós, a água está associada ao sacramento do Batismo e significa o renascimento para a nova vida em Cristo. Hoje, ao proclamar Beato, João Batista Scalabrini queremos agradecer a Deus a graça do seu Batismo e tudo o que Ele realizou na vida deles: «... quem não nasceu da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus» (Jo 3, 5).Por conseguinte, estes Beatos, renascidos do Espírito Santo, entraram no Reino de Deus, e hoje a Igreja anuncia e confirma isto com solenidade. Edificada sobre o fundamento de Cristo, a Comunidade cristã rejubila com a glorificação destes seus filhos e eleva ao céu um cântico de agradecimento pelos frutos de bem realizados, graças à sua total adesão à vontade divina. Sustentada pelo seu testemunho e pela sua intercessão, juntamente com a Virgem Maria, Rainha dos Apóstolos e dos Mártires, olha confiante para o futuro e prepara-se com entusiasmo para cruzar o limiar do novo Milênio, proclamando que Cristo é o único Redentor da humanidade: ontem, hoje e para sempre. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário