quinta-feira, 28 de junho de 2012

Madre Assunta Marchetti-Mãe dos órfãos e Migrantes

    “Não agradeçam a mim, senão a Jesus por ter-me dado a graça de poder ajudar a vocês”

No primeiro dia de Julho, celebrarmos a vida e ressurreição da nossa querida Irmã Madre Assunta Marchetti, rumo à casa do Pai, rendamos graças a Deus por tê-la escolhido como co-fundadora de nossa Congregação Missionária Scalabriniana.
Vivemos um tempo de graças e de bênçãos, recordando a SERVA DE DEUS, Madre Assunta, mãe dos órfãos e conforto dos migrantes,que depositou toda sua confiança em Jesus Cristo que no Evangelho nos diz: "Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vossas vidas" Mt.11,29.
São muitos os títulos que podemos dar a esta nossa primeira Irmã. A confiança é fruto da fé.Em Madre Assunta nos deparamos com a vivência e confiança, que lhe incutia forças e ânimo, para aceitar e superar todas as dificuldades, e assumir o seu apostolado.
 Que a exemplo de Madre Assunta, aprendamos a viver e testemunhar com simplicidade e perseverança os valores da vida  religiosa, sendo presença e sinal  do Cristo encarnado, na realidade em que vivemos. “Tudo faço para cumprir a vontade de Deus”.








segunda-feira, 25 de junho de 2012

25 de junho"CELEBRAMOS MARIA MÃE DOS MIGRANTES"

Celebra-se hoje em todo o Brasil o dia do Migrante, e,para nós, Irmãs da Província, celebramos o dia de MARIA MÃE DOS MIGRANTES- nossa Padroeira, que intercede junto a Deus pelos migrantes e por nossa missão.
ELA nos ajude a continuar na história, que hoje nos desafia a fazer acontecer,pelos caminhos do mundo, junto aos que partem e aos que chegam,dos que são protagonistas de Esperança, a procura de condições dignas de trabalho,moradia e cidadania na nova Pátria.
Confiantes a Maria,Mãe dos Migrantes,rogamos as bênçãos e a proteção sobre todas as Irmãs Scalabrinianas, - formandas -  Leigos e Leigas - missionários Scalabrinianos e pessoas colaboradoras benfeitores comprometidas  na construção do Reino  no mundo das Migrações.

domingo, 24 de junho de 2012

Comunidade Madre Assunta seu Novo Espaço.

A Comunidade Madre Assunta, foi transferida em um Novo Espaço  de residência das Irmãs, para o bairro Jardim das Oliveiras, na Comunidade São Francisco, paróquia Nossa Senhora das Graças, ao lado do Centro Scalabriniano de Promoção e Apoio ao Migrante, no endereço: Av. Principal, Quadra 10, casa 282,  Bairro Jardim das Oliveiras- Várzea Grande-MT.  CEP- 78000-000.
Para agradecer a Deus  a  missão e a presença das Irmãs nesta nova comunidade eclesial,  no dia 23 de junho, a Superiora Provincial Irmã Glória Dal Pozzo,mscs as conselheiras Irmã Rosane Costa Rosa e Ir.Rosa Maria Zanchin,e demais irmãs da comunidade Jesus Peregrino, celebraram a Eucaristia  presidida pelo pároco  Padre  Luilson S. Lebre Pouso da Silva, que  abençoou a  capela  introduziu  o Santíssimo e  passou  em procissão na pendências da casa, e das Irmãs  que  formam esta comunidade  Irmã Terezinha Morandi e a noviça Érica Ortiz Borges da Silva.
Após o evento religioso se partilhou um almoço preparado pelas irmãs da comunidade.
Foi um momento  muito especial para agradecer a Deus,a presença das irmãs neste bairro, somando forças para que nossa missão  junto à obra social do CESPAM seja  de muito êxito  em favor da vida daquela população migrante, neste contexto,  produzindo assim, frutos para Congregação e para a Igreja.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Migrantes, Direitos e Saúde!

“Conquistar direitos é defender a vida”, é o tema escolhido para a Semana Nacional do Migrante-2012 no Brasil. Conquistar é buscar mudanças. Essas mudanças, passam no âmbito pessoal -  pela acolhida, vencendo o medo do outro, reconhecendo que todos os seres são iguais mesmo na riqueza da diversidade. O tema deste ano enfatiza as migrações urbanas e as implicações da falta de acesso a políticas adequadas de moradia, saúde, emprego, transporte e segurança. Várias são as iniciativas para envolver as comunidades neste período e fazer uma leitura de como está o acesso à saúde por parte do migrante, propondo ações concretas de mobilização para conquistar direitos. Certamente  mais  esta  oportunidade  suscita a   prática pastoral, desafia-nos a “ressuscitar mortos”e, a resgatar a esperança dos migrantes. O trabalho de organização de grupos de convivência, celebrações, resgate cultural, medicina alternativa, formaçãoe geração de renda compõem saídas para a superação destas situações relevando o  carisma Scalabriniano  na sociedade.
Que a ação missionária de cada Irmã scalabriniana  junto aos leigos/as,migrantes e vocacionadas seja testemunho e despertar de novas vocações.
 Se deseja refletir o  conteúdo deste tema  está disponível no endereço http://spmigrantes.wordpress.com.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

“É impossível parar"a vida Consagrada é um eterno obrigada!!

Comunidade Sagrado Coração de Jesus, Manaus-AM celebra juntamente com a comunidade dos Padres Scalabrinianos a memória dos 107 anos de morte do Fundador João Batista Scalabrini e os 

PARABÉNS IR.ARMELINDA !

50 anos de Vida Religiosa de Ir. Armelinda Smaniotto.

  Nos dias 30,31 e 01 de junho o Tríduo na Paróquia São Geraldo Majella fazendo memória do testemunho de vida, oração, doação, amor e missão deixado pelo nosso fundador o Beato João Batista Scalabrini.E a comemoração do Jubileo de Vida Consagrada,  o sim de cada dia, Ir. Armelinda, expressou à força de seu Lema de consagração: N’Ele tudo posso! 

Convidamos para ler o artigo na pagina  Ano Vocacional ,neste blog.

 

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Feliz dia do Bem-Aventurado João Batista Scalabrini

As Congregações das Irmãs, Padres, Missionárias  Seculares e os Leigos Missionários Scalabrinianas, comemoram dia 1º de junho  a memória dos 107 anos de morte do Fundador João Batista Scalabrini, Pai e Apóstolo dos migrantes. Scalabrini,desde sua juventude, seu sonho e sua grande aspiração era ser missionário, ter o mundo como pátria. Foi um homem que marcou época: incomodou os acomodados, interferiu na realidade, deu respostas às questões de seu tempo, e arrastou atrás de si homens e mulheres corajosos que se deixaram tocar pelo seu testemunho de vida.
Seu agir inspirava-se no modo como  como Jesus tratava os pobres, os doentes, os trabalhadores e os  mais necessitados, e, mais tarde os que viviam em mobilidade, sobretudo por causa da emigração.
 Hoje, celebrando a sua festa, o seu  centésimo sétimo ano de glórias junto de Deus,  procuremos também assimilar para nossa vida algo do que ele viveu e propôs que fosse para todos um programa de vida!  Em espírito de comunhão fraterna, pelo Carisma que nos une e impulsiona. Feliz dia de Scalabrini!

Juventudes e CRB realizam Encontro

A Pastoral da Juventude da Diocese de Ji-Paraná/RO, juntamente com o Núcleo Migrantes da CRB (Ji-Paraná) estiveram reunidos na sexta-feira e sábado,( 26 e 27) de maio de 2012, num encontro para contemplar e discutir “juventudes” com a presença querida de frei Rubens, OFM Cap, Assessor Nacional da CRB. Estas duas forças juntas nestes dias refletiram  as diversas realidades, comunitárias, paroquiais, diocesanas e outras, onde a PJ conta e se apoia na figura dessas Irmãs e desses irmãos de Vida Consagrada  na caminhada e missão. Oxalá a vida religiosa e as juventudes continuem sempre juntas, como tão marcadamente se vê na Diocese de Ji-Paraná, da qual, apesar do laicato animarem as CEBs e suas pastorais, não se poderia ter a mesma força sem a presença de religiosos/as neste chão amazônico.   Partilha das  Irmãs da comunidade de Ji  Paraná- Rondônia.