terça-feira, 12 de junho de 2012

Migrantes, Direitos e Saúde!

“Conquistar direitos é defender a vida”, é o tema escolhido para a Semana Nacional do Migrante-2012 no Brasil. Conquistar é buscar mudanças. Essas mudanças, passam no âmbito pessoal -  pela acolhida, vencendo o medo do outro, reconhecendo que todos os seres são iguais mesmo na riqueza da diversidade. O tema deste ano enfatiza as migrações urbanas e as implicações da falta de acesso a políticas adequadas de moradia, saúde, emprego, transporte e segurança. Várias são as iniciativas para envolver as comunidades neste período e fazer uma leitura de como está o acesso à saúde por parte do migrante, propondo ações concretas de mobilização para conquistar direitos. Certamente  mais  esta  oportunidade  suscita a   prática pastoral, desafia-nos a “ressuscitar mortos”e, a resgatar a esperança dos migrantes. O trabalho de organização de grupos de convivência, celebrações, resgate cultural, medicina alternativa, formaçãoe geração de renda compõem saídas para a superação destas situações relevando o  carisma Scalabriniano  na sociedade.
Que a ação missionária de cada Irmã scalabriniana  junto aos leigos/as,migrantes e vocacionadas seja testemunho e despertar de novas vocações.
 Se deseja refletir o  conteúdo deste tema  está disponível no endereço http://spmigrantes.wordpress.com.

2 comentários:

  1. òtima a mensagem da semana do Migrantes, oportunizar a sociedade a reflexão sobre a questão da mobilidade humana é nossa tarefa.
    Incluir grupos sociais a fins para socializar idéias e ações humanitárias para o bem dos migrantes.

    ResponderExcluir
  2. Que todas as iniciativas em defesa da vida,seja abençoadas por Deus, boa celebrações, e presença de Deus .
    abraços

    ResponderExcluir