sábado, 24 de setembro de 2011

Vida Religiosa na Bolívia



Religiosos brasileiros participando do encontro.

Irmã  Glória Dal Pozzo, Superiora Provincial  participou  junto  ás  Irmãs  Zita Morandi e  Aidete  Vicensi  em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia,nos dias 16 a 18, do 9º Encontro de Missionários Brasileiros que atuam naquele país. Esses encontros começaram em outubro de 1996 e em 1997, o acontece  cada dois anos, em datas próximas ao dia 7 de setembro, festa cívica maior do Brasil. Cerca de 50 pessoas de várias regiões da Bolívia participaram do encontro. Do Brasil estiveram presentes quatro superioras religiosas, além do presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) do Mato Grosso do Sul, o coordenador do Conselho Missionário (Comire) do Regional Oeste 1 (Mato Grosso do Sul) e o diretor das Pontifícias Obras Missionárias do Brasil, padre Camilo Pauletti. Existem na Bolívia mais de 100 missionários brasileiros, incluindo irmãs de vida contemplativa, as carmelitas presentes nos Carmelos das cidades de Cochabamba e de Potosi.
O objetivo desses encontros é animar os missionários que lá atuam; dar oportunidade de compartilharem; ver os desafios e buscar juntos algumas pistas para melhorar, além de ser um momento de convivência, celebração e fortalecimento das relações entre os brasileiros.
“Foi muito positivo, deu pra sentir a generosidade e o empenho com a vida  Consagrada e  missionária  junto  ao povo boliviano. Que muito se  repetiu na frase: “ Somos hóspedes neste País” .Também sentimos a importância de compartilhar os sentimentos, as dificuldades e as alegrias. Vivemos nestes dias num clima fraterno, de gratuidade e amizade, de apoio e solidariedade.
No fim do encontro  foi bonita a convivência   e  os agradecimentos pela oportunidade e  boa acolhida do padre Loacir Luiz Luvizon e equipe  que coordenaram e articularam o encontro com a presença  de todos confirmando que Missão é deixar-se desafiar pelo outro..”. O  próximo encontro  já tem data marcada  para  dias  6 a 8 de setembro de 2013 em Santa Cruz de La Sierra.

Curso de terapias e capacitação profissional




Irmã Ana Rita Moreira Santos, esta participando  do curso de Biomagnetismo e Terapia Neuroenergética, oferecido pela Clinica Luz da Aurora, em Porto Alegre,RS. A duração deste curso é de cinco meses, iniciou em agosto  a dezembro de 2011. O curso acontece em Módulos, já  participou de um módulo sobre  BIOMAGNETISMO  e  durante   o  tempo de permanência na comunidade Religiosa  Nossa Senhora da Conceição,  integra   a vida  Comunitária, cultivo  espiritual e  trabalhos apostólicos, como também o exercício da prática   na  saúde  alternativa. A ela  desejos de um proveitoso Curso.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Regional cnbbo2 se reúne em Assembléia

As dez dioceses do regional Oeste 2 se reuniram na sua 25ª Assembleia nos dias 26, 27 e 28 de agosto último. O tema de fundo, entre outros, foi o estudo das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil 2011 – 2015.

O  importante é salientar que a reflexão e o aprofundamento do documento foi feito por Dom Leonardo Ulrich Steiner – Bispo prelado de São Félix do Araguaia  e Secretário Geral da CNBB.

Com muita sabedoria e com uma mística peculiar apresentou o “espírito” do documento. As Diretrizes, dizia, são a razão e a direção da nova evangelização. Necessitamos criar gosto por elas. Esclareceu as cinco urgências que vêm interligadas formando a dinamicidade da Igreja. A vocação e a razão da Igreja é Evangelizar. É levar à vida plena.

Irmã Gloria Dal Pozzo como superiora provincial e irmã Orila Maria Travessini representando a Pastoral e Centro de Pastoral para os Migrantes.

Seria conveniente se nós pudéssemos ler e aprofundar os conteúdos das Diretrizes já que elas nos indicam a operacionalização, isto é, passos metodológicos para a elaboração de planos pastorais e ações eclesiais integradas.
                                                                                     Ir.Orila Maria Travessini,mscs
                                                                                       SPM/Várzea Grande -MT

sábado, 10 de setembro de 2011

Curso de formadora

Pela Formação AJURI
A palavra AJURI significa Mutirão.O Ajuri pela Formação não é um curso, é uma vivência. É uma construção coletiva do saber. Exige desconstruir para construir o processo pessoal e formativo. A mística da encarnação é o fio condutor do processo formativo.   Este foi promovido pelas regionais CRB - Belém, Manaus e Porto Velho e reconhecido pela PUC Paraná. Tem por objetivo fortalecer a Vida Religiosa Consagrada (VRC) como um ESTILO DE VIDA de seguimento de Jesus Cristo.Identificar os Pilares DE UM PROJETO FORMATIVO DA VRC, em especial na/da Região Amazônica, para melhor corresponder aos apelos da sua missão.O PERFIL que identifica a VRC é de uma vida despojada, itinerante, mística, solidária (samaritana), profética e irradiadora da esperança.
Os temas desenvolvidos foram abrangentes: elementos de história, cultura e filosofia da Amazônia; psicologia;inculturação;acompanhamento personalizado e formativo(teoria e prática); gestão e espiritualidade; História e Teologia da Vida Consagrada; Gênero; Mulher na Bíblia; Profecia\formação e Vida Consagrada; Aspectos sociológicos das Juventudes e algumas questões ligadas as diferenças radicais - questões sexuais, mulher, povos indígenas.
Agradeço ao Governo Provincial anterior que me proporcionou esta atualização apoiando, sustentando na oração e nos recursos financeiros. Ao atual, que acolheu a proposta e participou da minha alegria pela conclusão da experiência. A todas as irmãs que contribuíram diretamente ou indiretamente, em especial, as irmãs da comunidade do Noviciado que assumiram também a formação durante o mês de julho. A todas: OBRIGADA.

Ir.Ana Paula Rocha-mscs
Julho 2011, Campo Grande-MS

Noviças participam do Novinter em Goiânia

Grupo do Novinter

Nós noviças Scalabrinianas e mestra, tivemos a alegria de participarmos dos três NOVINTER realizados pela CRB-Goiânia na casa de Retiro Frei Leopoldo, dos Freis Capuchinhos-Hidrolândia/Goiás.

Estes aconteceram nos dias: 14 a 19 /03 com o tema:Vida Fraterna em Comunidade, com a assessoria deIrmã Teresinha Del’Acqua-OSF.O segundo,23 a 27/ 05 como Tema: História da Vida Religiosa Consagrada, assessorado pelo Padre Paulo Cezar  Nunes de Oliveira-C. Ss.R e nos dias 29/08 a 02/09  com o tema: Ser Religioso(a) no mundo de Hoje assessorado pelo Bispo de Ipameri-GO,  Dom Guilherme Antônio Werlang. MSF.Foram momentos intensos de formação, partilha e convivência comnoviços (as) de diversas Congregações, Institutos e Ordens com seus dons e carismas.

Agradecemos Ir.Glória Dal Pozzo, Superiora Provincial e Conselho pelas orações,  incentivo e apoio financeiro destinado a esta formação. As irmãs da Comunidade Scalabriniana Humilitas de Aparecida de Goiânia pela acolhida calorosa e todas as irmãsque estiveram unidas e expressaram seu apoio em prol de nosso crescimento.

Noviças: Ceyla N. Prado
               Érica Ortiz Borges da Silva
              Gleiciane Matos Gomes
              Mônica Aparecida Freitas Curado
Mestra: Ir. Ana Paula Ferreira da Rocha

Província tem novo Governo

Irmãs tomam posse na celebração eucarística

O motivo de louvor e de festa para a Província Maria Mãe dos migrantes foi  a posse do governo Provincial no dia 01 de Julho,com a presença d e quase todas as irmãs da Província, MLS  e  amigos das comunidades próximas  a Várzea  Grande e Cuiabá, na Celebração Eucarística na qual tomaram posse a Superiora Provincial e  Conselheiras da Provincia Maria Mãe dos Migrantes, para o Triênio 2011 a 2014. A Missão que assumimos é  desafiadora  animar a  Vida Religiosa apostólico missionária,no seguimento de Jesus Cristo, na fidelidade ao Carisma  a serviço dos Migrantes e Refugiados  e na  realização da Ação Evangelizadora.